A inteligência dos negócios é um conceito de estratégias que vem sendo aplicadas há alguns anos no mercado e com o avanço digital e da tecnologia da informação vem ganhando força e destaque.
O mercado de trabalho vem se desenvolvendo cada vez mais dentro da era digital, com isso as empresas cada vez mais buscam estratégias para ter maior desempenho e relevância, através de mecanismos que facilitam essa notoriedade.
O Business Intelligence é um um desses mecanismos que através de um conjunto de práticas trazem informações relevantes para que essas estratégias de negócio sejam aplicadas da melhor forma e assim gerar melhor desempenho.
Hoje a quantidade de informações é algo com crescimento exponencial, e aproveitar ao máximo todas essas informações não é tão simples quanto parece, principalmente quando o objeto é ter assertividade e economia de tempo para trazer resultados de lucratividade para a empresa.
Através do BI pode-se contar com a tecnologia a favor para alcançar esses objetivos com maior potência e sucesso.
Pois o que define se um negócio será bem sucedido ou não, são as estratégias e as decisões tomadas em sua trajetória, é sem a base do Intelligence Business fica muito mais difícil ter a certeza de qual será o resultado das medidas tomadas.
Através de uma análise contínua de dados dos principais pontos a serem corrigidos, e nas soluções para os deficits encontrados, ou dos possíveis futuros problemas que possam vir a prejudicar a empresa, e podendo assim solucionar de forma prévia cada situação específica.
Podendo ser aplicado da seguinte maneira: Análise dos dados; Coleta e organização das informações e compartilhamento das mesmas. Tudo isso pode ser feito através pesquisas de mercado, busca nos sites e nas redes sociais além de análises com softwares, ferramentas e sistemas que permitem acesso à essas informações.
Percebemos o uso dessa estratégia de marketing em empresas como por exemplo a Netflix, usando a automação dos dados para gerar uma lista específica para cada assinante, além de produzir uma série inteira através de uma coleta de dados geral do seu público mais consumia. Existem especulações que o grande sucesso Stranger Things, foi o resultado dessa análise de consumo dos usuários da plataforma, para gerar um conteúdo que a maioria se interessasse.
Outras empresas utilizam para verificar nas redes sociais e em inúmeras outras fontes dessa era digital quais os possíveis produtos de maior interesse de um público em geral, para assim ter um direcionamento na sua produção.
Uma análise assertiva de BI trabalha com alguns pontos importantes:
O que está acontecendo? Por que está acontecendo? O que vai acontecer agora? Como podemos mudar ou melhorar o que está acontecendo?
Através disso o desempenho da empresa tem maior impacto para gerar lucro e estabilidade. Com previsões que permitem ter noções do que esperar para o futuro do negócio e assim também evitar possíveis danos, que antes pegariam o empresário de surpresa.
Trazendo o negócio para um novo patamar, acompanhando as tendências e as mudanças necessárias para que te há maior garantia de sucesso e menos gastos irrelevantes. Assim direcionando melhor a rotina dos funcionários, contratações, investimentos, as dinâmicas a serem aplicadas para cada setor específico, trazendo em conjunto como formar o organograma dos colaboradores e absorver o melhor de cada ponto citado.
Outro exemplo de tecnologia analítica é a Big Data, que como objetivo capta e processa uma grande quantidade de dados, de forma contínua e em tempo real. Buscando correlações entre os dados, e produzindo novas formas para conseguir o seu armazenamento.
A união entre as duas estratégias tem grandes benefícios, avaliando os dados e conhecimentos gerados por Big Data e Business Intelligence é possível verificar convergências nas informações, trazendo maior oportunidade na redução de custos e na tomada de decisões.
Comprovando que só existem vantagens no uso das tecnologias do tipo para ter melhores resultados empresariais e garantir a vitória da corporação.