Busca por igualdade racial e de gênero marca a edição 2023 da Africanidades

Arte, cultura, gastronomia, dança e outros segmentos fizeram parte do II Encontro Internacional Africanidades, edição 2023, realizado, no últimos 27 e 28/06, no Auditório Wladimir Murtinho do Palácio do Itamaraty, em Brasília. A iniciativa é do Instituto Africanidades para conectar e robustecer a relação entre mulheres africanas, brasileiras e das Américas. O objetivo é contribuir com um futuro melhor para as mulheres, a promoção da igualdade racial e de gênero, a partir do fortalecimento do artesanato e agricultura familiar, entendendo seus desafios e ressaltando a importância na sociedade.

No Brasil, segundo dados Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a ação das mulheres na agricultura familiar está aumentando. A participação feminina na agricultura familiar atinge cerca de 80% em comparação com a masculina.  E na África, mulheres assegura, aproximadamente 60% dos produtos agrícolas. Há quem afirme que a agricultura deve ser o motor de crescimento que a África precisa para erradicar a fome e impulsionar a produção sustentável de alimentos.

A realidade se conecta entre América e África, onde as mulheres exercem a manutenção do lar a partir da agricultura familiar.  A segunda edição do Africanidades também busca fortalecer os laços de cooperação internacional e intercambio cultural no marco das ações bilaterais. Todas as participantes da mesa principal de abertura, enfatizaram a importância da participação da mulher em decisões estruturantes para suas comunidades, onde a inclusão e igualdade de oportunidades é, sem dúvida, principal preocupação.

O evento de abertura, que ocorreu em 20/06, foi no auditório da Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF), a exposição e outras manifestações culturais – produtos artesanais, comidas típicas, vestuários feitos com tecidos africanos, etc – aconteceram na Biblioteca Nacional de Brasília e as palestras no auditório do Itamaraty. Os eventos contaram com a participação de autoridades e centenas mulheres que atuam em projetos de empreendorismo feminino e na luta pela igualdade de gênero e racial, como Sarah Martins, presidente do Africanidades, Andréa Moura, vice-presidente, Jussara Oliveira Xavier, presidente da Associação Esportiva de Brasília, Liana Alagemovits, vice-presidente da Associação Comercial do Distrito Federal.

 

Compartilhe
Facebook
Twitter

Newsletter

Siga-nos

Patrocinadores