Maior Festival Internacional de Cinema da Língua Portuguesa está com inscrições abertas para a edição 2023

FESTIn é o evento mais aguardado para que os países de língua portuguesa possam mostrar a criatividade, a resistência e a persistência predominantes nas obras cinematográficas.

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) chega a sua 14ª edição considerado a maior celebração do cinema em Português. O evento une países, culturas e pessoas numa festividade anual da diversidade cultural dos países lusófonos por meio do cinema. Além de Portugal e o Brasil, que é um dos países mais populosos e também a maior nação de língua portuguesa do planeta, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe também têm a língua como idioma oficial, de acordo com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), totalizando nove países.

 O FESTin promove a produção cinematográfica em língua portuguesa, difunde as diferentes culturas dos países que compartilham essa língua comum, além de premiações da sétima arte de maior notoriedade em Portugal. Desde quando foi criado em 2010, passaram pelo festival mais de 1.050 filmes, de diversos gêneros e duração – longa, média e curta-metragem -, movimentando mais de 57 mil pessoas, entre convidados, realizadores, produtores, atores, atrizes, personalidades e expectadores. Este ano, a mostra será realizada de 29 de junho a 7 de julho em três locais em Lisboa: Cinema São Jorge, Cinema Ideal e Fórum Lisboa. Lembramos que as inscrições estão abertas até 1 de maio e podem ser realizadas por meio da plataforma FilmFreeway. 

Tendo sede em Lisboa, nesses 14 anos, o festival itinerante já passou por várias cidades em Portugal – Porto, Faro, Óbidos e outras – e outros países, como Angola, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Timor Leste, Tunísia e Itália. Em 2020, o FESTin obteve o simbólico reconhecimento da Presidência da República Portuguesa, através da concessão do Alto Patrocínio do Presidente da República, chancela para a “concretização de ideias que tenham o futuro de Portugal como elemento base e primordial.”. Em 2019, o festival recebeu o Prémio Lusofonia, na categoria Teatro e Cinema.

Durante a programação, o público tem acesso a uma seleção de filmes de qualidade ímpar. Além das exibições, o FESTin fomenta debates, mesas-redondas e encontros com realizadores e produtores de cinema, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer mais sobre o processo de criação cinematográfica e os desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Criado por duas brasileiras, Léa Teixeira e Adriana Niemeyer, jornalistas que vivem em Portugal há mais de 20 anos, motivadas pela falta de divulgação de filmes brasileiros e dos países lusófonos em exibição em Portugal, e quando aparecia, era raro e apenas nos festivais de cinema. Foi essa lacuna no mercado que o FESTin preencheu com sucesso. Léa e Adriana buscavam valorizar a diversidade cultural dos países lusófonos tornando-as conhecidas por um público mais amplo, mas o resultado foi além do esperado. “O FESTin não é só um festival de cinema, é um movimento cultural que transforma e conecta pessoas através da sétima arte”, declara Léa”.

Atualmente, além de ser o maior festival de língua portuguesa é um dos mais antigos falados exclusivamente em português, atraindo um público cada vez maior a cada edição. Por meio do Conexões (um mercado de filmes que tem como objetivo estimular coproduções entre produtores e realizadores de filmes em língua portuguesa, visando à inserção desses filmes no mercado) FESTin busca promover filmes brasileiros no exterior e incentivar o mercado africano, europeu e asiático. A mostra Brasil é um dos pontos fortes do festival, criada no segundo ano de sua realização e que faz bastante sucesso. A programação também dedica sessões para a terceira idade, inclusão social e para crianças, chamada de Festinha.

Em tempos de globalização, é possível afirmar que o FESTin é um exemplo de contribuição para a valorização e preservação da língua portuguesa como um patrimônio cultural comum, preservar e promover a diversidade cultural e linguística, por meio de iniciativas que difundam interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua e expressão portuguesa.

Serviço:

As inscrições devem ser realizadas até 1 de maio, na plataforma: https://filmfreeway.com/FESTin-FestivaldeCinemaItinerantedaLinguaPortuguesa

As inscrições podem ser enviadas em inglês, mas o filme deve ser falado majoritariamente em português.

 

Veja galeria de fotos das edições passadas:

 

Compartilhe
Facebook
Twitter

Newsletter

Siga-nos

Patrocinadores