No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, aconteceu, em Brasília, uma programação especial, de 7 a 11 de março. Com entrada gratuita a Mostra Internacional de Cinema exibiu filmes sobre os direitos e o empoderamento das mulheres de diferentes países e atraiu pessoas de idades e gêneros diferentes (programação abaixo). A realização foi liderada pela embaixada dos Estados Unidos juntamente com as embaixadas de Portugal, Espanha, Alemanha, França, Japão e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, em parceria com os centros culturais binacionais Casa Thomas Jefferson, Instituto Camões, Instituto Cervantes, Goethe-Zentrum e Aliança Francesa em Brasília. O objetivo foi aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero.
A ideia é colocar as mulheres em destaque e reforçar a importância do debate e do enfrentamento aos diversos tipos de violência contra as mulheres. A embaixada americana encerrou o evento, em 11/03, na Casa Thomas Jefferson, com o filme Ela Disse (She Said), uma adaptação de Maria Schrader e Rebecca Lenkiewicz do livro de mesmo nome escrito pelas jornalistas Jodi Kantor e Megan Twohey. A obra visa escancarar os bastidores dos escândalos de assédio e abuso sexual por homens de poder dos Estados Unidos, incluindo Harvey Weinstein, que originou o movimento mundial Me Too (ou movimento #MeToo) contra o assédio e agressão sexual e ajudar as vítimas a romperem o silêncio.
O evento foi aberto pela diretora da Casa Thomas Jefferson, em Brasília, Lúcia Santos. Para dar o exemplo na luta pelos direitos das mulheres e igualdade de gênero, a ministra-conselheira para Assuntos Consulares da embaixada dos EUA, Kimberly Kelly, que estava representado a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley, deu um depoimento próprio. Iniciou dizendo “Confesso que já sofri discriminação sutil e não sutil durante a minha carreira, pois achavam que uma mulher não era capaz de exercer uma carreira diplomática. Quando minha filha nasceu não tive direito a licença maternidade.” Kimberly foi aplaudida não só pela coragem de se expor, mas também pela carreira bem sucedida que inspira outras mulheres.
Também estava presente o adido cultural da Embaixada dos EUA no Brasil, Todd Miyahira, que enfatizou a importância do evento na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. She Said impactou o público! Era possível ver lágrimas nos olhos de algumas pessoas. A coragem das jornalistas, que investigaram os casos de violência sexual praticados por homens de poder nos Estados Unidos é, de fato, uma inspiração para o exercício da sororidade entre as mulheres, além de chamar homens a assumirem um compromisso pela equidade de gênero.
Dia 7
Data: 7 de março
Horário: 18h30
Filme: Maria (e os outros), de Nely Reguera, 2016, 90 minutos
País: Espanha
Endereço: Auditório do Instituto Cervantes
Dia 8
Data: 8 de março
Horário: 18h30
Filme: Poeira e Batom (50 Mulheres na Construção de Brasília), de Tânia Fontenele, 2011, 58 minutos. (Exibição prévia de vídeo cortesia da Embaixada do Japão)
Países: Brasil, Portugal e Japão
Endereço: Auditório Camões da Embaixada de Portugal
Dia 8
Data: 8 de março
Horário: 20h00
Filme: Todo Dia um Bom Dia, de Tatsuchi Omori, 2018, 100 minutos
País: Japão
Endereço: Auditório Camões da Embaixada de Portugal
Dia 9
Data: 9 de março
Horário: 18h30
Filme: Imagens de (minha) mãe, de Melaine Lischker, 2021, 78 minutos
País: Alemanha
Endereço: Auditório do Centro Cultural Franco-Alemão, sede da Aliança Francesa e do Goethe-Zentrum Brasília
Dia 10
Data: 10 de março
Horário: 18h30
Filme: Playlist, de Nine Antico, 2021, 88 minutos
País: França
Endereço: Auditório do Centro Cultural Franco-Alemão, sede da Aliança Francesa e do Goethe-Zentrum Brasília
Dia 11
Data: 10 de março
Horário: 19h30
Filme: She Said, de Maria Schrader, 2022, 129 minutos
País: Estados Unidos
Endereço: Auditório da Casa Thomas Jefferson Asa Sul